sábado, 17 de fevereiro de 2018

Se eu mudasse


Interpretação do poema Se eu mudasse de Luiz Almeida Martins Filho

Se eu mudasse
Se eu mudasse...
          minha maneira de pensar frente aos
          outros, me sentiria mais sereno;

Se eu mudasse...
          minha maneira de agir diante
          dos demais, os faria felizes;

Se eu me aceitasse...
          tal qual sou, questionando meus defeitos,
          melhoraria meu lugar, meu ambiente;

Se eu desejasse...
          sempre o bem-estar dos outros,
          eu seria mais felizes;

Se eu encontrasse...
          o positivo em todos, a vida seria
          mais digna de ser vivida;

Se eu amasse...
          o mundo mudaria;

Se eu me desse...
          conta de que ao lastimar, o primeiro
          lastimado seria eu;

Se eu criticasse...
          menos e amasse mais;

Se eu mudasse...
          mudaria o mundo.
(Luiz Almeida Martins Filho)
1-Você acredita que se as pessoas mudassem, o mundo seria melhor? Por quê?
2-O que as pessoas deveriam mudar para o mundo ficar melhor?
3-Como você pode contribuir para que as pessoas mudem?

4-No decorrer da vida as pessoas estão em constantes mudanças. Escreva cinco mudanças positivas e cinco mudanças negativas que ocorrem com as pessoas.
MUDANÇAS POSITIVAS
MUDANÇAS NEGATIVAS


5-Você acredita que se todas as pessoas tivessem os mesmos pensamentos, os mesmos objetivos o mundo seria melhor? Por quê?
6-A maioria das pessoas buscam as mudanças por não estarem satisfeitas com a situação em que vivem. Por que você procura mudar?
7-Se você tivesse o poder de mudar o jeito de ser de uma pessoa, que pessoa você mudaria? Por quê?
8-Muitas pessoas veem apenas os defeitos dos outros e esquecem suas qualidades. Escreva suas principais qualidades.
9-O que você como pessoa precisa mudar para viver mais feliz?
10-Você se sente uma pessoa realizada no aspecto:
a)Material          (       )sim      (      )não            Por quê? 
b)Profissional    (       )sim      (      )não            Por quê? 
c)Amoroso        (        )sim      (      )não           Por quê? 
d)Físico            (       )sim       (       )não           Por quê?
e)Familiar         (       )sim       (       )não           Por quê?
f)Cidadania       (        )sim      (        )não         Por quê?
11-Você acredita que o amor a si e ao próximo pode ajudar a melhorar o mundo? Por quê?
12-Se lhe aparecesse um gênio e lhe concedesse três desejos, em que você pudesse mudar sua vida. O que você mudaria? Por quê?           
13-No poema, Luiz de Almeida diz que “Se eu me aceitasse tal qual sou, questionando meus defeitos, melhoraria meu lugar, meu ambiente.” Você concorda com ele? Por quê?
14-Você sabe reconhecer  que você é uma pessoa que tem defeitos? Escreva seus principais defeitos?
15-O que você tem que fazer para corrigir os seus defeitos?
16-Agora é a sua vez:
Se eu mudasse,                 
Se eu aceitasse,                       
Se eu desejasse,                      
Se eu encontrasse,                            
Se eu amasse,                   
Se eu me desse,                   
Se eu criticasse,
Se eu mudasse
17-Faça a ilustração do seu poema:


Nenhum comentário: