terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Conto


            CONTO

         O conto é uma narrativa curta que apresenta número reduzido de personagens, pouca descrição, um conflito do qual desencadeia o clímax e o desfecho do enredo. Vejamos as características desse tipo de texto:
1-      O conto é uma narrativa breve e apresenta um eixo dramático, um só núcleo de interesse, um só conflito.
2-      No conto, o número de personagens é reduzido. Há contos com uma só personagem.
3-      O conto mostra um momento na vida da personagem.
4-      Normalmente o conto apresenta episódios que fluem em direção ao desfecho, mantendo o leitor atento ao desenrolar dos acontecimentos.
5-      O conto oral é uma das expressões mais antigas do homem. Surgiu em diferentes culturas, com a função de fixar valores e costumes, transmitir conhecimentos e responder à necessidade de sonho e fantasia  do ser humano.
6-      O contista segue o princípio da economia, descrevendo e caracterizando apenas o essencial de suas personagens , da paisagem ou atmosfera em que se  desenvolve a ação.
7-      A forma tradicional de encadear as ações em um conto é fazer uma apresentação inicial dos acontecimentos , seguida de um desequilíbrio para atingir o clímax(momento de maior tensão) e chegar ao desfecho ou desenlace.
8-      A história pode ser contada por uma personagem (narrador em primeira pessoa) ou por alguém ausente(narrador em terceira pessoa).
9-  O conto apresenta-se em uma ou no máximo vinte páginas, possibilitando  a leitura de uma só       vez , para não perder a   essência do enredo


       Em pequenos grupos, escolham um conto para ser apresentado em classe. Podem modificar a forma de narrar o que o autor escreveu, mas sem alterar a mensagem do texto. Podem acrescentar personagens, “espichar” a história, reduzir, escolher outro narrador ou mostrar diretamente a ação, como nas peças de teatro.
      Agora é com você, imagine alguém(personagem) vivendo uma situação (núcleo dramático), num determinado espaço e tempo. Faça um rascunho, passe a limpo e ilustre o seu trabalho. Exponha seu conto para seus colegas e monte um  livrinho de contos da  sua turma..





Nenhum comentário: