sábado, 17 de fevereiro de 2018

Aula de Leitura


      Ler não é só entender o que as palavras querem dizer. ler é muito mais do que isso. é entender o significado das coisas que nos cercam como, por exemplo, as nuvens escuras no céu, o canto da cigarra anunciando a chegada da chuva, a linguagem dos animais, das plantas...
      Leia o poema a seguir e observe como o autor apresenta uma aula de leitura para o leitor.
                 

                  AULA DE LEITURA

                                                                                       (RICARDO AZEVEDO)


A LEITURA É MUITO MAIS
DO QUE DECIFRAR PALAVRAS.                                              
QUEM QUISER PARAR PRA VER
PODE ATÉ SE SURPREENDER.

VAI LER NAS FOLHAS DO CHÃO,
SE É OUTONO OU SE É VERÃO;

NAS ONDAS SOLTAS DO MAR,
SE É HORA DE NAVEGAR;

E NO JEITO DA PESSOA,
SE TRABALHA OU SE É  À-TOA;

NA CARA DO LUTADOR
QUANDO ESTÁ SENTINDO DOR;

VAI LER NA CASA DE ALGUÉM,
O GOSTO QUE O DONO TEM;

E NO PÊLO DO CACHORRO,
SE É MELHOR GRITAR SOCORRO;

E NA CINZA DA FUMAÇA,
O TAMANHO DA DESGRAÇA;

E NO TOM QUE SOPRA O VENTO,
SE CORRE O BARCO OU SE VAI LENTO;

E TAMBÉM NA COR DA FRUTA,
E NO CHEIRO DA COMIDA,

E NO RONCO DO MOTOR,
E NOS DENTES DO CAVALO,

E NA PELE DA PESSOA,
E NO BRILHO DO SORRISO,

VAI LER NAS NUVENS DO CÉU,
VAI LER NA PALMA DA MÃO,

VAI LER ATÉ NAS ESTRELAS
E NO SOM DO CORAÇÃO.

UMA ARTE QUE DÁ MEDO
É A DE LER UM OLHAR,
POIS OS OLHOS TÊM SEGREDOS
DIFÍCEIS DE DECIFRAR.


01-   O que você entendeu do poema?
02-   Para você, o que é leitura?
03-   O que é possível ler, além das palavras?
04-   Você consegue fazer algumas das leituras propostas pelo autor? Quais?
05-   De acordo com o texto, o que é leitura?
06-   Você concorda ou discorda do autor quando ele diz que “ a leitura é muito mais do que decifrar palavras?” Por quê?
07-   Como você  imagina essa aula de leitura que o autor descreve?
08-   Você costuma observar o que está à sua volta? No que você mais repara? Por quê?
09-   Você acha mesmo que os olhos têm  segredos difíceis de decifrar? Cite algum exemplo que esclareça a sua resposta.
10-   “aula de leitura” é um texto poético. As frases de um poema são distribuídas em linhas chamadas versos.  Os versos formam as estrofes.    Como o poema foi organizado? As estrofes apresentam o mesmo número de versos?
11-   Nesse tipo de texto, o som das palavras é muito importante. Por isso, em um poema, é comum encontrar palavras que possuem sons parecidos. São rimas.  Releia o poema e identifique as palavras que rimam, escrevendo-as no caderno.
12-   O que se pode saber , observando as ondas do mar?
13-   Por que você acha que o autor repetiu a palavra e no começo de alguns versos?
14-   Copie a primeira estrofe. Ela afirma que a leitura pode surpreender. Quais surpresas são apresentadas no poema?
15-   O que você entende com a leitura destes versos?

                   “E NO PELO DO CACHORRO,
                     SE É MELHOR GRITAR SOCORRO;

                      E NA CINZA DA FUMAÇA,
                      O TAMANHO DA DESGRAÇA;”

16-   Na sua opinião, por que o poema tem o título aula de leitura ?
17-   Que outro título você   daria ao poema? Por quê?
18-   Leia os versos abaixo e represente-os com um desenho:

                       “na cara do lutador,
                         quando está sentido dor;”
19-   Explique por  escrito como você representou a dor do lutador.
20-   Você já fez a leitura de um olhar? Conte como foi.
       21-   Para você pensar e refletir:

                 Conhecer as coisas da natureza, sentir emoção, perceber o que se passa ao nosso redor
                  não são privilégios de quem sabe ler e escrever.

Você acha que as pessoas analfabetas também fazem um tipo de leitura?
Como é essa leitura? Explique.

22-   Você sabia que  31 de outuro é dia da poesia?  Copie sua poesia predileta  e/ou crie sua própria poesia e monte um painel com seus colegas. Ah! Não se esqueça de colocar o nome do(a) autor(a).

O dia nacional da poesia era em 14 de março, no aniversário de Castro Alves.  A partir de 2015, foi sancionada a lei 13.131, que mudou a data para o aniversário de Carlos Drummond de Andrade em 31 de outubro. Ou seja, agora o dia nacional da poesia é em 31 de outubro.


O dia mundial da poesia é em 21 de março. Criado pela UNESCO, em 1999 (mesmo ano em que o site A Magia da Poesia foi ao ar),  com o objetivo de estimular a produção e celebrar a poesia como forma de arte em todo o mundo. Saiba mais sobre esta data na Wikipedia.



Nenhum comentário: